Com uma grande variedade de modelos e tecidos, é possível encontrar a cortina ideal para o seu projeto
Porém, a busca pela cortina ideal geralmente acompanha uma série de dúvidas: qual o melhor modelo, o comprimento certo, como deve ser fixada…
Seja qual for o projeto, as cortinas devem atender, em primeiro lugar, a necessidade do espaço da casa. Se a necessidade é o bloqueio total ou parcial da luz, são indicados os tecidos com blackout, que vedam a entrada da luz e proporcionam um sono tranquilo.
Os xales funcionam bem quando as janelas já possuem persianas e sua utilização, na maioria das vezes, é meramente decorativa.
Tecidos transparentes deixam a luminosidade entrar e podem ser do tradicional voiles , crepe de seda, linho misto, tramas de crochê ou imitação de telas muito em voga atualmente. Podem vir acompanhadas dos xales com tecidos mais encorpados, que podem ser de veludo, chantum, seda, algodão, linhao, sarja.
Os modelos mais tradicionais de cortinas são: prega americana, pregas macho, pregas fêmeas pregas deitadas, pregas americanas, cortina com alça e com ilhoses.
FORMAS DE FIXAR
Podem ser nos tradicionais varões com argola ou nos modernos trilho waves, no qual o próprio trilho proporciona a ondulação do tecido. Se o teto for em gesso com espaço para o cortineiro são utilizados trilhos simples fixados dentro do cortineiro, não aparentes.
Quer saber mais sobre formas de decorar e vestir a sua casa? Leia nosso post sobre o tipo ideal de persianas para o seu projeto.